terça-feira, 31 de maio de 2011

Dream Team do Banco Alimentar...

Pequena brincadeira, com 3 dos nossos TEX e 3 dos nossos Caminheiros, ao chegarem ao Armazém do Banco Alimentar onde, uma vez mais, deram o litro por uma causa de solidariedade.

domingo, 29 de maio de 2011

Este Grupo está em todas!!! - Parte IV

E lá continuámos as nossas intervenções em tudo o que foi lado!

Ainda no Armazém pediram-nos para auxiliar outros escoteiros na Makro de Palmela (não tenho registo fotográfico pois fui para outro lado), também nos vieram solicitar ajuda no Rio Sul Shopping onde mostrámos estar à altura tendo os nossos heróis prestado serviço durante diversas horas mesmo estando cansados de tanta dedicação!!!


Duas Associações Escotistas diferentes, uma missão única. Sorriso da Márcia (CNE Pinhal de Frades) e dos nossos Fábio e Daniel.

O nosso Lobito Raposa que foi surpreendido pela Patrulha Raposa quando a sua família fez o seu donativo.

Alguns dos muitos sorrisos deixados pelos nossos elementos e por quem participou nesta campanha solidária.

Este Grupo está em todas!!! - Parte III

Na manhã de domingo, a equipa lá regressou ao Armazém do Banco Alimentar onde continuou o seu trabalho meritório.

Após a inscrição trabalhou-se!!! Descarregaram-se carrinhas atulhadas de solidariedade, arrumaram-se pacotes de arroz, atum, salsichas, bolachas, etc.




sábado, 28 de maio de 2011

Este Grupo está em todas!!! - Parte II

Ah, pois é... Grupo de Escoteiros que é Grupo intervém no Banco Alimentar!!!
E, logo a seguir aos Compromissos, uma equipa constituída por elementos da TES, TEX e Clã, seguiu para o armazém do Banco Alimentar de Setúbal.



Infelizmente são poucas as fotos pois a máquina profissional de serviço (o meu telemóvel) cansou-se!!!

Este Grupo está em todas!!! - Parte I

Sim... Estamos em todas e, pode-se verificar, como num único fim-de-semana estivemos em tanto lado, lamentando apenas algumas ausências na Alcateia sobretudo por motivos de saúde.

Começámos, tal como previsto, na Mata da Machada com uma apresentação efectuada pelo Centro de Educação Ambiental, apresentação essa especialmente adaptada ao nosso Grupo pela variedade etária presente.

Depois fizemos um jogo de pistas, orientado para os mais novos, colocando em prática o seu conhecimento ambiental (onde encontrámos uma pequena cobra), culminando no almoço.


Após o almoço tivemos um percurso de orientação e foi vê-los a "orientarem-se" pela Mata da Machada... De tal forma que tivemos uma equipa que demorou mais do dobro do que os outros e acabou por atrasar as cerimónias!!!

Ainda tivemos tempo, no decurso do dia, para se andar de cavalo. Uma excelente oportunidade para todos se passearem nestes belos exemplares :)


Depois de espancarmos violentamente os responsáveis pelo atraso, culminámos o dia com diversas cerimónias. Na Alcateia foram 4 os Lobitos que terminaram a sua primeira etapa e se juntaram, em pleno, ao nosso Grupo em geral, e à sua Alcateia em Particular. O nosso "Lobitão" Pica-Pau de Cabeça Vermelha atingiu o "topo de carreira", ao receber a sua insígnia de Lobito Alerta. Conquistou igualmente 3 especialidades (Atleta, Conservação da Natureza e Campista) pelo que o esperamos na TES com muito orgulho nele. Na TES as nossas Raposas concluiram a sua primeira etapa e, por esse motivo, receberam também o seu lenço. Foram também investidas a Guia (Chita) e a Sub-Guia (Coelha) da Patrulha Raposa. Na TEX, foi efectuada uma renovação de Compromisso do nosso Lobo, após dois meses connosco. Um total de 7 lenços foi entregue a quem demonstrou estar no Grupo de alma e coração.



(infelizmente ainda não tenho fotos que me permitam mostrar "toda a gente" em condições, ou seja, já com o lenço).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vamos falar mais com todos, por menos?

A AEP elaborou um protocolo com a TMN para o tarifário Moche, com condições mais simpáticas do que o normal.

O ECTEs agradece pois também tem Moche, e custa um dinheirão quando tenho de contactar toda a gente... :)


Vantagens MOCHE - Edição Escoteiros de Portugal

Desconto de 5eur/mês na mensalidade (sobre os 12,5eur/mês)
Oferta da primeira mensalidade
Chamadas, SMS, MMS e Videochamadas a 0 cêntimos para outros números  Moche
1.500 SMS grátis por dia para outros números TMN


segunda-feira, 23 de maio de 2011

No próximo sábado...

No próximo sábado andaremos "perdidos" pela Mata da Machada.

Não se esqueçam do que estava no folheto distribuído pela nossa ECA.

Não se esqueçam da paparoca!!!

O ponto de encontro é na Mata da Machada às 9:30 (não é às 10:00, ou às 10:15, etc...).

Em princípio passarei pela Sede pelas 9:00 para ver se há lá algum distraído :)

domingo, 22 de maio de 2011

A TEX voltou a crescer...

A nossa TEX voltou a crescer.

Desta vez recebemos o Diogo, tio do Puma que "veio ver como era"... E, como tem sido hábito, quem vem... FICA!!! Porque se sente bem. E não foi o melhor dia para cativar ninguém dado que estivemos em limpezas! Arrumámos a lixarada toda que se fez, por causa da construção dos carros e, aproveitando isso, também se limpou e arrumou as prateleiras (já estavam a precisar). Houve quem resmungasse mas, no final, todos ficaram satisfeitos com o resultado final.

Mas não se ficou pelo Diogo... Tivemos também uma bela surpresa. Quando se preparava para deixar o movimento, após ter comunicado a sua saída de outro Grupo da Região, tivemos a visita da Pantera que... Também gostou do que viu, o que nos deixou muito felizes. E, sendo assim, depois de se cumprir as formalidades, ela irá ficar connosco também.

A TEX cresceu, com mais dois jovens.

Obrigado aos dois, pela vossa visita. Sentimos que conseguimos cativar os jovens pelo carinho que lhes damos sempre que estamos com eles.

Venham mais...
A porta está aberta
:)

E tu? Tens coragem de ser Escoteiro?

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Parabéns, Puma!!!

O Puma está de parabéns.

Numa atitude puramente escotista, recolheu um Husky que andava perdido nas ruas de Fernão Ferro.

Levou-o ao veterinário, para saber se tinha Chip (não tinha) e acabou por lhe dar guarida.

Se bem que já estivesse a afeiçoar-se ao belo exemplar que tinha encontrado, não hesitou quando o dono apareceu.

Mais um cão (curiosamente também Husky) que, graças a ter encontrado um elemento do 210 de Fernão Ferro, reencontrou o seu caminho.

Parabéns, Puma, pelo teu gesto.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Há um herói escondido em cada um de nós...

Há cerca de 4 meses que tenho esta notícia preparada mas nunca a publiquei... Tenho deixado passar algum tempo para perceber que passará a notícia e não outro qualquer valor que alguém tenderá a associar à mesma.

Um herói não é alguém que pensa ser "o maior". Não é alguém que faz aquilo que todos devemos fazer. É aquele que vai para além do dever...

Mas, em boa verdade, não são precisos heróis. Basta que não haja indiferença. O maior perigo que podemos ter é a indiferença perante uma situação que condenamos mas, por receio, por um motivo qualquer, nada fazemos.

Mas ATENÇÃO!!! Nada de tentarem fazer algo minimamente semelhante!!! Uma situação destas deve ser encarada por alguém adulto!!! Em situações similares procurem ajuda e liguem para o 112.

Aqui fica a história de alguém que fez mais do que não ser indiferente. É uma história em que, um dos protagonistas, foi o nosso ECG (Escoteiro-Chefe de Grupo) Paulo Valido.

O texto é do Jornal de Notícias, onde a notícia saiu a 03 de Julho de 2009, mas a notícia esteve noutros orgãos de comunicação da altura.
Reproduzo-a aqui para poderem ter noção de que, por vezes, quem nos acompanha tem histórias por contar...

“Um chefe de escoteiros, de 45 anos, conseguiu desarmar, numa luta corpo a corpo, um homem que momentos antes, no Fogueteiro (Seixal), ferira a tiro duas pessoas, entre elas a própria filha e a namorada do filho.

O caso ocorreu ao fim da tarde de anteontem, no Fogueteiro, no concelho do Seixal, na sequência de uma desavença conjugal. "Arrisquei. Sabia que ele me podia atingir, mas também podia acertar em mais três ou quatro pessoas", explicou, ao JN, o chefe de escoteiros, Paulo Valido, recordando os momentos em que desarmou R. V., de 47 anos. Os problemas entre Natália Branco e R. V. começaram há cerca de dois anos, mas o ambiente acabou por se agravar durante esta semana, com o casal a decidir-se pela separação. Com três filhos, um deles menor, ficou decidido que ele ficaria com a residência do casal, uma vez que ficaria com o encargo da criança, enquanto a mãe ficaria a viver com os outros dois filhos, Mónica, de 23 anos, e Ruben, de 21.

Anteontem, à tarde, a mulher dirigiu-se a casa para começar a tirar os bens que lhe tinham cabido na partilha, para se mudar para uma outra habitação, onde iria viver com Mónica e Ruben. No entanto, R. V., ao voltar a casa, terá dado conta de que lhe faltavam 400 euros, que teria deixado numa mesa-de-cabeceira, e entendeu que fora a mulher que lhos tinha tirado. Decidiu pedir explicações e dirigiu-se, ao fim da tarde, para a Praceta José Leite de Vasconcelos. Levava uma pistola transformada para 6,35 milímetros, que comprara há alguns anos. Estacionou o carro nas imediações de um centro comercial e dirigiu-se a pé para a praceta.

"Eu conheço-o, vi-o chegar a pé, não achei muito normal, dadas as circunstâncias", recordou, ao JN, Paulo Valido, que na altura ajudava Ruben na mudança dos bens da mãe. Estava lá também Natália, assim como Noémia, de 19 anos, namorada de Ruben.
Quem assistiu diz que R. V. nem proferiu qualquer palavra. Com a rua cheia de gente, puxou da pistola e começou a disparar. O primeiro tiro era dirigido à mulher, mas atingiu a filha. O projéctil alojou-se-lhe no rosto. O segundo disparo foi dirigido ao filho - que apoiara muito a mãe em todo o processo -, mas foi a sua namorada, Noémia, a ser atingida.

Foi então que Paulo Valido, mecânico de aviões no aeroporto de Lisboa, se lançou contra o homem armado. "Tinha que ser, não podia ficar assim parado a vê-lo a preparar-se para fazer mais disparos", contou.

Os dois começaram a lutar, rolaram pelo chão e R.V. ainda fez mais um disparo - o projéctil alojou-se na traseira de uma carrinha dos escoteiros de Fernão Ferro -, mas Paulo Valido acabou por dominar o agressor e retirar-lhe a arma”.

Nessa altura, chegava ao local um agente da PSP que estava a fazer um serviço gratificado no supermercado Pingo Doce - condição que o impedia legalmente de abandonar o espaço - que acabou por lhe dar ordem de prisão.

R.V. foi ontem presente a tribunal, mas hoje voltará a ser ouvido. A filha do agressor já deixou o hospital, mas o mesmo não aconteceu com Noémia, que se mantém internada em Santa Maria. O projéctil atingiu-a quando fugia, entrando pelas costas e saindo pelo peito".

Encontrou-se Husky

O nosso Puma encontrou um Husky pelas ruas de Fernão Ferro e, seguindo o exemplo da ECA, também ele teve uma atitude meritória ao dar-lhe guarida enquanto não se encontra o seu lar.

Como pretendemos ajudar a encontrar o dono, aqui seguem algumas fotos deste belo "canito".






Ajudem-nos a encontrar a casa deste menino...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Classificações - Fórmula Rolamentos

Ora aqui estão as classificações da Fórmula Rolamentos. Apesar de não termos tido muitos prémios tivemos diversas classificações que foram bastante boas, entre as quais, alguns primeiros lugares.

As classificações estão divididas por prova e, em cada uma delas, vê-se a classificação geral e por Divisão.

Estivemos ou não, muito bem?

Espectáculo!!!






segunda-feira, 16 de maio de 2011

Também somos milionários (finalmente!)

O tempo passou mais lentamente, pelo Blog da TEX. Mas também se atingiram as mil visualizações.

É curioso verificar que tivemos mais visitas dos Estados Unidos do que do Brasil.
O Caderno de Caça é a página mais visualizada, com 59 visualizações.
As visualizações têm aumentado com o decorrer do tempo.
Janeiro - 81
Fevereiro - 221
Março - 259
Abril - 268
Maio (apenas 16 dias) - 189

Aqui ficam alguns dados, para mais tarde recordar:
Portugal - 909
Estados Unidos - 39
Brasil - 37
França - 22
Alemanha - 5
China - 2
Espanha - 2
México - 1
Rússia - 1

Mas, com o previsto crescimento da TEX para as próximas semanas, teremos mais visitas.

É, contudo, o Blog que mais comentários tem (especialmente com o contributo do nosso Puma).

domingo, 15 de maio de 2011

Todos viram os Ashantis!!!

Foi tremendamente divertido. Foi um dia inteiro a rolar num espaço enorme, onde toda a gente se divertiu. É verdade que contávamos com mais alguns prémios, em especial na vertente estética, mas as demonstrações de carinho que tivemos relativamente aos nossos carros foram mais do que suficientes para nos darmos como satisfeitos.

E a TEX não defraudou! A todos aqueles que criticaram o fabuloso jipe (que mudou de forma 3 ou 4 vezes) ficam os dois prémios conquistados!!!
Parabéns aos meus Exploradores. A todos, sem excepção.

Colocarei depois as fotos. Mas podem passar pela página do Facebook onde já lá estão!!!

sábado, 14 de maio de 2011

Preparativos finais

Aqui estão algumas fotos dos testes de potência realizados no decorrer do sábado!

Foram momentos divertidos, por vezes stressantes, mas imensamente vividos por todos!

Parabéns pelo resultado final que foi espectacular. Diversos carros lindos, qualquer um deles merecedor de um prémio de beleza :)



quinta-feira, 12 de maio de 2011

Para saberes a quantas andas...

A partir de hoje tens a possibilidade de saberes a quantas andas, com o calendário da tua Tribo!!!

Tentarei mantê-lo actualizado tanto quanto possível para que possas saber, atempadamente, quando é que vais poder ter desculpa para não estares em casa!!!
:)

Se te aperceberes que falta alguma coisa, avisa, ok?

Onde está? Simples... Lá em baixo da página. Para não teres de andar muito reduziu-se para 5 mensagens...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A ultimar...

Amanhã, vamos ultimar os carrinhos de rolamentos. Há que afinar motores, fazer o alinhamento da direcção, mandar para a estufa para se fazer as pinturas, etc.


Parte da Chefia estará ausente, na Conferência Nacional da AEP, que se realizará este fim-de-semana.

Esperamos que, no regresso, hajam boas novidades. Da Conferência, e dos carrinhos.
:)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Como já devem ter reparado encontra-se, do lado esquerdo da página, uma sub-página dedicada aos Gritos de Patrulha da TEX.

Podem ver como são os Gritos clicando em Gritos de Patrulha.

Agora é fazerem-se ouvir por Fernão Ferro... E não só... :)

domingo, 1 de maio de 2011

Já rolam...

Os carrinhos de rolamentos estão já a ser preparados. A Fórmula Rolamentos aproxima-se a "olhos vistos" e, quando dermos por ela, estaremos a rolar pelas ruas de Palmela!!!

Foram dois dias de trabalho árduo (leia-se divertido), onde se aprendeu a agrafar dedos, serrar unhas, etc.

Aqui vê-se o nosso Puma a impressionar uma das Caminheiras (Bárbara) e dois dos nossos Lobitos (Lince e Chita) com a potência dos escapes de alto rendimento Remus (Rápido E Mesmo Ultra-Sónico) do carro da Patrulha Falcão.